A distribuição das Insígnias de Secção respeita sempre o sentido dos ponteiros do relógio. Usam-se na manga esquerda, 2 cm abaixo da Insígnia de Progresso.
Distintivos de Agrupamento e Núcleo
O Distintivo de Agrupamento é uma tira de tecido idêntico ao da camisa, com cerca de 9 cm de comprimento, bordado e debruado a vermelho, contendo o número e a localidade do agrupamento. Usa-se na manga direita, acompanhando a costura do ombro (isto é, encostado ao cimo da manga).
O Distintivo de Núcleo é do mesmo tipo do de agrupamento e usa-se imediatamente abaixo deste.
As fitas dos Guias de Alcateia, Grupo, Bando, Patrulha e Equipa são usadas no bolso esquerdo da camisa. São da cor da respectiva secção e têm 1,5 cm de largura.
Disposição das insígnias:
Para todas as secções são válidas as seguintes orientações:
A insígnia de Cavaleiro da Pátria também pode ser usada pelos Pioneiros. Substitui a insígnia de progresso.
Os distintivos das equipas de Pioneiros (as que optam por uma personagem).
Bolso esquerdo (lado do coração)
|
||
Explorador ou Pioneiro, com a função de secretário | Explorador ou Pioneiro, com a função de guarda-material, com uma distinção de Nó de Mérito | Caminheiro, Chefe de Equipa |
Noviço da III Secção | Noviço da III Secção, socorrista de equipa | Noviço da III Secção, socorrista de equipa e com a distinção de Nó de Mérito |
A fita com as cores nacionais e a palavra "Portugal" bordada a branco pode ser usada por qualquer associado. O seu uso torna-se obrigatório quando em deslocações ao estrangeiro.
A Insígnia de Campo é usada apenas por Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros.
A cor de fundo da insígnia identifica o número de noites creditadas.
Por "noite de campo" entende-se um período de 24 horas passado ao ar livre, utilizando tenda, abrigo natural ou construído pelo próprio, e confirmado em Ordem de Serviço de Agrupamento.
Usa-se apenas uma insígnia de cada vez, não havendo acumulação. Um escuteiro que tenha completado 130 noites de campo, por exemplo, continuará a usar apenas a insígnia de 100 noites.
A insígnia de campo é colocada no peito da camisa, com a base encostada à costura da pala do bolso direito.
O chapéu de escuteiro, também conhecido por "chapéu de BP" ou simplesmente por "BP", tem uma maneira muito própria de ser usado.
Ao ser comprado, o BP normalmente traz uma correia de um material sintético, a qual poderá ser trocada por uma correia de cabedal que podes comprar num sapateiro ou numa loja que trabalhe com peles.
fig. 1
Ao contrário do chapéu à cowboy, o BP usa-se com a correia justa e presa atrás da nuca (fig.1).
Nesta correia é feito um nó de pescador ou de cabeça de cotovia, que fica em cima da aba do BP, à frente (fig.2). Esta correia é ajustável, bastando deslizar os dois nós simples que compõem o nó de pescador, afastando-os ou aproximando-os.
fig. 2 |
fig. 3 |
A insígnia do escutismo mundial, metálica (fig.2), usa-se do lado esquerdo do BP, afixada no fecho da correia que rodeia a copa (fig.3).
fig.4
O chapéu tem 4 amolgadelas bem definidas, como usava Baden-Powell, uma à frente, outra atrás e uma de cada lado (fig.4)
Achas que o chapéu voa quando está muito vento? Aqui ficam umas dicas para que isso não aconteça:
O que diz o Regulamento de Uniformes, Distintivos e Bandeiras sobre o chapéu BP (Art.1º):
A boina, ou "beret", é de cor azul escuro, modelo oficial, com a insígnia do escutismo mundial (fig.1) colocada do lado esquerdo, lado do coração (fig.2).
fig.1 |
fig.2 |
Tradicionalmente, quando não está na cabeça, a boina pode-se colocar de duas maneiras:
fig.3
O que diz o Regulamento de Uniformes, Distintivos e Bandeiras sobre a boina (Art.1º):
Modelo oficial, com a insígnia do escutismo mundial. (fig.1)
fig.1
Os lobitos podem usar o boné em qualquer circunstância, se o Conselho de Agrupamento assim o decidir.
Os exploradores, pioneiros e caminheiros apenas o podem usar quanto estão com a t-shirt (camisola de algodão) modelo oficial e os dirigentes quando estão com o polo modelo oficial (em todos os casos quando vestindo também calças, calções ou saia-calça, modelos oficiais).
Camisa de cor bege, tecido e modelo oficiais, com platinas nos ombros, bolsos de chapa com pala abotoada.
Pode ser de mangas curtas ou compridas, podendo neste caso usarem-se arregaçadas.
Camisola de algodão de gola redonda e mangas curtas, modelo oficial, da cor da respectiva secção, com a insígnia associativa na manga esquerda e as palavras "CNE Escuteiros" (estilizadas) (fig.1) no lado esquerdo do peito.
A t-shirt usa-se sempre com o lenço, excepto no caso dos Aspirantes, que ainda não o possuem.
No caso dos noviços, deverão usar a t-shirt da secção a que pertenciam. Por exemplo, um noviço a pioneiro deverá usar a t-shirt dos exploradores, até que faça a investidura na III Secção.
É permitido o uso de estampagens nas costas da t-shirt, de motivos escutistas, letras e números, quer sejam de iniciativa regional, de núcleo ou local (agrupamento), não podendo ultrapassar a largura da zona das costas nem fazer referências publicitárias.
Camisola de lã, azul escuro, modelo oficial (fig.1), mangas compridas, gola redonda, aberta à frente a partir da gola cerca de 20 cm, com fecho de correr, e tendo um passador, abaixo do fecho, para passar o lenço. No lado esquerdo do peito tem as palavras "CNE Escuteiros" (estilizadas) (fig.2).
fig.1 |
fig.2 |
Como resguardo para o vento e para a chuva, existe uma parka impermeável, modelo oficial, de cor azul, com fecho de correr, um bolso interior e dois exteriores, capuz resguardável na gola, com a insígnia mundial no lado esquerdo do peito.
O Distintivo Regional é constituído por um escudo simples representando as armas da localidade sede de região ou da área geográfica respectiva, se tiver armas próprias, nas cores próprias, e com listel por baixo mencionando o nome da região. Usa-se conforme a figura 1.
fig.1 |